UEI Brilho do Sol cria jornal para divulgar práticas realizadas na Educação Infantil

A Unidade de Educação Infantil Brilho do Sol desenvolveu, através de um projeto intitulado “Possibilidades da documentação pedagógica em tempos de pandemia”, o jornal “Fios de Memórias”, que tem como objetivo divulgar as vivências e atividades desenvolvidas pelas crianças e profissionais da UEI.

O projeto foi elaborado pela professora Tainara Preilipper, junto à pedagoga Méuri Gobbato Labes, responsáveis também pela organização e produção gráfica do jornal. “A ideia surgiu como uma alternativa para dar visibilidade à documentação pedagógica produzida no interior da Unidade em tempos de pandemia, quando as famílias não podiam adentrar no espaço escolar”, explica a pedagoga.

Méuri ressalta ainda que o apoio e colaboração dos demais profissionais da UEI também são fundamentais para o projeto, que auxiliam no envio de todo o material necessário para a construção e produção do conteúdo divulgado. A impressão do jornal é realizada através da cooperação de patrocinadores que ajudam a concretizar essa ideia.

O projeto teve início neste ano de 2021 e já contou com duas edições impressas. A terceira está prevista para ser lançada em dezembro. Na segunda edição, por exemplo, a Unidade produziu ainda uma revista digital a fim de complementar o conteúdo do jornal, possibilitando a inserção de demais fotos e informações relacionadas às atividades desenvolvidas pelas crianças. O material digital pode ser acessado através do link: https://url.gratis/qCuQsG

O jornal impresso também está disponível para as famílias e demais interessados, podendo ser retirado na secretaria da UEI Brilho do Sol, localizada na rua Gustavo Gollnick, nº 147, bairro Sol.

Segundo a pedagoga, o jornal se tornou uma forma de fortalecer o vínculo entre as famílias e a Unidade de Educação Infantil, retratando o cotidiano das crianças no espaço escolar e compartilhando com a comunidade tudo o que acontece no local, desde movimentos na infraestrutura até a promoção de eventos futuros.

Ao fim do mês de setembro, a Unidade apresentará, no XV Congresso Nacional de Educação (Educere), o artigo “As múltiplas práticas construídas e vivenciadas na Educação Infantil: a possibilidade do jornal como forma de visibilidade à documentação pedagógica em tempos de pandemia”, texto elaborado a partir do projeto da UEI e de todos os aprendizados propiciados pela produção do jornal.

TEXTO – SECOM INDAIAL


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