Profissionais da UTI do HBR passam por capacitação

Nos dias 3 e 4 de agosto, os profissionais da UTI do Hospital Beatriz Ramos passaram por um treinamento voltado à Prevenção de Pneumonias Relacionados a Ventilação Mecânica (PAV). O treinamento foi ministrado pelo Fisioterapeuta Ivan Carlos Pereira, com o intuito de prevenir e amenizar os impactos dessa doença através de revisão de conteúdo científico atualizado e prático.

De acordo com a Anvisa, estas pneumonias atingem cerca de 9% a 27% dos pacientes intubados nas UTIs e está associada a resultados clínicos desfavoráveis, como maior tempo de ventilação mecânica (intubação orotraqueal prolongada), maior tempo de permanência na UTI e no hospital e aumento do uso de antimicrobianos, que gera um maior custo da internação.

No treinamento, foram abordados temas como ventilação mecânica não invasiva, higienização das mãos, posicionamento dos pacientes no leito, higiene oral e de vias aéreas inferiores dos pacientes em ventilação mecânica, manutenção de circuitos de ventilação e despertar diário (retirada da sedação).

Este treinamento deu início à programação do Educação Permanente neste 2°semestre, programa que o HBR disponibiliza aos seus colaboradores e prestadores de serviço, garantindo atualização continuada do conhecimento necessário para as práticas seguras na saúde.

TEXTO – SECOM INDAIAL

Deixe um comentário