Pandemia continua e eventos são cancelados

TEXTO – LUIS BOGO

Uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social ainda são fundamentais no combate à pandemia

Apesar do empenho das secretarias de saúde e dos alertas das autoridades, o surgimento da variante ômicron e o desrespeito às orientações sanitárias por parte da população, tem elevado o número de infecções e internações provocadas pelo Coronavírus. E o aumento do número de casos confirmados de Covid-19 em Blumenau e em todo o Vale do Itajaí, está obrigando as prefeituras da região a cancelarem eventos programados para este início de ano.

A Sommerfest 2022, conhecida como a Oktober de verão, que seria realizada nos dias 13, 14, 15 e 20, 21 e 22 de janeiro, foi totalmente cancelada pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), em pronunciamento realizado na tarde de quarta-feira (5). Os shows programados para o período do evento já haviam sido cancelados anteriormente pela Secretaria de Turismo do Município, mas o aumento do número de casos da doença determinou a decisão do cancelamento total da festa.

A Festa Pomerana, outro evento tradicional no calendário turístico da região, está cancelada pelo segundo ano consecutivo. Prevista para acontecer entre os dias 12 e 23 de janeiro, teve o anúncio de adiamento anunciado pela prefeitura local ainda em dezembro. Ainda não foi anunciada uma nova data para sua realização.

Em Indaial, o prefeito André Moser reuniu-se com a equipe da Fundação Municipal de Esportes e outros assessores nesta sexta-feira, dia 7, quando decidiu cancelar a edição deste ano do Torneio de Verão. O torneio já havia sido cancelado em 2021 e este será o segundo ano sem o tradicional evento, que vinha sendo realizado no mês de janeiro há mais de 30 anos.

Há dois anos, Blumenau não realiza seu principal evento: a Oktoberfest, que também foi cancelada por conta da pandemia.

Até a tarde de ontem, dia 6, Blumenau registrava, um total de 70.866 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 485 a mais do que registrado na última quarta-feira, dia 5, quando o município contabilizava 70.381 casos da doença.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 307.347 testes para Covid-19. Nas últimas 24 horas foram processados 1.621 exames. Entre os casos positivos, 1.095 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.072 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Isolamento é fundamental – A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Atendimento Rápido Covid-19 – Os Ambulatórios Gerais (AG) seguem oferecendo atendimento aos casos suspeitos de Covid-19. Os AGs da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h. Já os AGs Centro e Escola Agrícola, atendem das 7h às 20h durante a semana. Aos sábados, o atendimento acontece nos AGs Velha, Garcia e Itoupava das 7h às 18h. Já aos domingos, o atendimento acontece no AG Itoupava, das 7h às 18h.

As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também oferecem atendimento para casos suspeitos de Covid-19. O endereço e horário de atendimento das unidades habilitadas está no site da Prefeitura:

blumenau.sc.gov.br/coronavirus/atendimentocovid.

A medida segue orientações do Governo do Estado, para que o serviço faça parte do rol de atendimentos da atenção básica de saúde.

EXCLUSIVO PORTAL MÉDIO VALE EM FOCO

Deixe um comentário