No mês que completa cinco anos, Banda Sinfônica da Secretaria de Educação retoma ensaios presenciais

Os ensaios são semanais e ocorrem na EBM Machado de Assis, local onde tudo começou, em 7 de junho de 2016.

Neste mês de junho, a Banda Sinfônica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) completa cinco anos. Coordenada pela professora Bia Pasold, e inserida no Programa Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras, a corporação atualmente é formada por 40 estudantes, nove professores e regida pela professora e maestrina Mônica Kropp Constante. Os ensaios ficaram por um período suspensos devido à Pandemia, mas com acompanhamento de forma on-line. Seguindo todas as regras sanitárias foi decidido pelo retorno dos ensaios presenciais por naipes até o início das férias. 
  
Os naipes estão divididos em Madeiras (clarinetes, saxofones), Metais (trompetes, eufônios, trombones, trompa de harmonia e tubas), Percussão (tímpanos, bateria, pratos e pequenos instrumentos percussivos) e também Teclas (xilofone, carrilhão, glockenspiel). Os ensaios acontecem semanalmente todas as terças-feiras na EBM Machado de Assis, local onde tudo começou, em 7 de junho de 2016, sob a batuta da Professora e Maestrina Jaqueline Rangel.
    
Após cinco anos de existência, a Banda Sinfônica já fez vários concertos e apresentações em Blumenau, como também em outras cidades catarinenses e no Estado do Paraná. O primeiro deles foi em dezembro do mesmo ano, no Teatro Carlos Gomes. Bia Pasold conta que no início o maior desafio foi para as crianças e adolescentes se acostumarem com o formato muito diferenciado de uma Banda Escolar para a Banda Sinfônica. “Especialmente na questão do repertório muito mais complexo e também com o aprimoramento técnico para executar o instrumento do seu naipe”, destaca.
  
Todos os estudantes que ingressaram na Banda Sinfônica possuem uma boa técnica Instrumental, pois recebem aulas práticas e teóricas individuais e coletivas de seus naipes com professores de música do próprio Programa. O objetivo é propiciar aos estudantes um aprimoramento técnico musical, com isso oportunizando a profissionalização. 
   
Como participar
  
Neste ano novamente aconteceu à reestruturação dos integrantes da Banda, inclusive na regência. A Maestrina Jaqueline Rangel, que desenvolveu um trabalho de excelência à frente da banda, solicitou a saída após quatro anos na regência, para seguir outros caminhos profissionais, assim como ex-integrantes. Por este motivo sempre acontece uma audição para compor a Banda Sinfônica, sendo que todo ano há poucas vagas, os estudantes permanecem na corporação por três a quatro anos.  

Os estudantes da Banda Sinfônica possuem de 12 a 16 anos e após as férias escolares será feita mais uma audição, sendo que há algumas vagas em aberto. Os Professores Regentes das Bandas Escolares estarão indicando os estudantes para esta audição.

Deixe um comentário