Mestre em Propriedade Intelectual catarinense publica capítulo sobre Timbó (SC) em livro sobre o tema

Ana Bilbao apresenta resultados da pesquisa sobre o ambiente de inovação na região e o impacto sobre os negócios do município 

De que forma os programas de inovação e a atmosfera dedicada ao tema impactam na realidade de empresas de comércio, indústria e serviços? Como a inovação frugal, recorte que estuda soluções em ambientes sem acesso a recursos, age? Estas são algumas perguntas que Ana Bilbao responde no livro Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e Desenvolvimento, publicado esta semana pela Editora Metrics. 

Ela é mestre em Propriedade Intelectual pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e sócia da Cerumar Propriedade Intelectual. Ana assina dois capítulos do livro, com artigos apresentados durante o VII Congresso Internacional de Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e Desenvolvimento promovido pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado em Direito – da Faculdade Meridional (IMED) de Passo Fundo, (RS). 

O primeiro é baseado na pesquisa realizada para a conclusão do Mestrado. Ana investigou com empresas de Timbó (SC) qual a relação entre os programas de inovação fomentados por órgãos governamentais e as entregas das marcas locais. Relacionou também pontos fundamentais da inovação frugal como atuantes neste contexto. “Fiquei muito feliz com a receptividade do estudo em um evento internacional, partindo de uma experiência de uma cidade catarinense. É mais um indicador que aponta Santa Catarina como referência neste sentido”, diz. 

Já o segundo artigo estuda os aspectos de inovação frugal presentes no Japuir Foot, uma prótese de borracha criada na Índia, em uma região com pouco acesso a ferramentas, tecnologias e matérias-primas que mudou a vida de milhares de pessoas, resgatando dignidade e qualidade de vida. No estudo, Ana destaca os desafios vencidos pelos criadores da solução e de que forma a inovação frugal se apresentou naquela oportunidade. 

A obra Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e Desenvolvimento pode ser adquirida através deste link. 

Sobre a Cerumar
 
Com 20 anos de experiência em propriedade intelectual, a Cerumar tem uma carteira de mais de 5 mil clientes ativos em todo o mundo. Além da matriz em Rio do Sul (SC), a empresa conta com oito regionais em Santa Catarina.

Entre os serviços prestados estão de gestão de ativos intangíveis, redação de patentes e desenhos industriais, consultoria em contratos que envolvem propriedade intelectual, direito autoral e defesa preventiva ou estratégica. Também atua no apoio a internacionalização de ativos intangíveis através dos protocolos globais e de uma rede de parceiros estrangeiros.

Mais informações estão disponíveis no site

www.cerumar.com.br

Marina Melz 

Deixe um comentário