Gaspar registra aumento no número de caso de COVID-19

Nos últimos três dias (3, 4 e 5) Gaspar registrou 142 novos casos de COVID-19 somente no Centro de Triagem, um aumento de mais de 450% em relação aos três últimos dias de atendimento da semana passada. Nesta quarta-feira, dia 5, os membros do Sistema de Comando em Operações da COVID-19 de Gaspar se reuniram de forma remota e extraordinária para avaliar a situação e dar os devidos encaminhamentos.

O número de procura por atendimento no Centro de Triagem na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins também aumentou de 120 para 260 na média de atendimentos diários. Além dos casos de COVID-19, o número de pessoas com sintomas gripais e respiratórios tem aumentado, podendo, muitas vezes, se tratar de casos de variantes da influenza.

Durante a reunião do SCO, o médico infectologista, Ricardo Freitas, reforçou a necessidade de pessoas utilizarem a máscara em locais onde não houver distanciamento. “O uso de máscaras ao ar livre foi liberado, porém, é preciso lembrar que essa regra vale para espaços onde houver distanciamento. Em locais com aglomero, mesmo ao ar livre, o uso de máscara é imprescindível”, salientou. Segundo ele, o aumento de casos após as festas de fim de ano e a frequência nas praias do litoral, já era esperada e técnicos analisam a evolução tanto da COVID-19, quanto de variantes e da própria influenza. “O uso da máscara e o distanciamento também são eficientes na prevenção de variações da h1n1, por exemplo”, explicou.

No Hospital de Gaspar alguns fluxos foram alterados para atender de forma ainda mais ágil a população. “Temos uma equipe exclusiva para triar e atender casos leves de sintomas gripais e nossas equipes estão completas para atender a todos. Estamos organizados e seguimos o atendimento conforme a classificação de gravidade de cada paciente. Infelizmente, mesmo assim, temos um tempo de espera médio de 4 a 5 horas, por conta do grande volume de pessoas com sintomas respiratórios”, contou Fabiana Masserai, diretora administrativa do Hospital.

O prefeito Kleber Wan-Dall solicitou que todos fiquem atentos e informem a qualquer novidade. Outra reunião foi agendada para esta quinta-feira. “Vamos fazer o que for necessário para garantir o atendimento às pessoas. Contamos com a colaboração dos gasparenses na atenção aos cuidados necessários para conter o coronavírus e outras doenças”, reforçou.

fonte – secom gaspar


Deixe um comentário