Gaspar está em alerta para risco de enchente

Gaspar está em situação de alerta devido ao nível do Rio Itajaí-Açu e ao risco de enchente na cidade. Na medição realizada às 19h dessa quarta-feira, dia 04 de maio, a régua aponta 6m. O Grupo de Ações Coordenadas – GRAC está sendo acionado gradativamente, conforme a evolução do evento adverso. A partir de 6,20m a água pode começar a invadir as vias. Dois abrigos serão abertos nesse momento para receber a população atingida. As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas monitorando e auxiliando a população e um abrigo já está sendo aberto para receber famílias que possam ser atingidas. Qualquer emergência deve ser informada pelo telefone 199.

Dois abrigos serão abertos neste momento para receber pessoas desalojadas ou desabrigadas. Os locais prontos para receber a população são: Comunidade Santa Terezinha, na Rua Barão do Rio Branco, que já está disponível; e a Sociedade União, na Rua Luiz Franzoi, 2111, na Margem Esquerda, que será aberto nas próximas horas. Nos locais, a Secretaria de Assistência Social e voluntários da Defesa Civil receberá a população necessitada com comida, roupas, banheiros, produtos de higiene e limpeza e locais para descansar ou dormir. Os abrigos estarão abertos e serão efetivamente acionados caso haja famílias a serem atendidas.

Nas últimas 24 horas o município de Gaspar esteve situação de atenção devido ao volume de aproximadamente 100mm de chuva em 24 horas, o previsto para o mês inteiro. A situação na região do Alto e Médio Vale e de todo Estado também está sendo monitorada. De acordo com a Defesa Civil do Estado, o pico do nível do Rio pode chegar a aproximadamente 6,60m ainda nesta noite. A população deve ficar em alerta.

Até as 19h a Defesa Civil de Gaspar registrou 32 ocorrências, sendo 15 bairros atingidos. Entre as ocorrências estão 15 deslizamentos, 5 quedas de árvores, 2 alagamentos e as demais foram ocorrências diversas ou avaliações de risco não confirmadas.

A Defesa Civil e a Prefeitura de Gaspar publicam de hora em hora a meedição do nível do rio nos stories do Instagram e Facebook. Todas as informações, alertas e notificações são publicados nos canais oficias da Defesa Civil e da Prefeitura de Gaspar. Os canais são:

www.gaspar.sc.gov.br

defesacivil.gaspar.sc.gov.br

www.facebook.com/defesacivilgaspar

www.facebook.com/prefeituradegaspar

@defesacivilgaspar

@prefeituradegaspar

Os números oficiais às 19h são:

Ocorrências: 32

Locais atingidos: 15 bairros

Pessoas atingidas/ocorrências: 112

Pessoas desaparecidas: 00

Pessoas desabrigadas: 00

Pessoas desalojadas: 00

Pessoas no abrigo público: 00

Amanda Weber, superintendente de Comunicação


Deixe um comentário