Ensino 100% presencial será retomado nesta segunda-feira na Rede Municipal em Blumenau

O ensino remoto será mantido apenas para estudantes com comorbidades e/ou com Atestado Médico.

A partir da próxima segunda-feira, dia 23, os mais de 37 mil estudantes da Rede Pública de Ensino de Blumenau deverão retornar ao ensino 100% presencial, com exceção aos estudantes com comorbidades e/ou com Atestado Médico. A medida foi anunciada na semana passada em Live promovida pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), voltada para os pais e responsáveis pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino. 

Na oportunidade foram divulgadas as novas regras e diretrizes pedagógicas para o retorno das aulas presenciais, de acordo com as normativas do Decreto n° 1.408, do Governo do Estado de Santa Catarina e da Portaria conjunta da SES/SED/DCSC nº 1967. Entre as medidas está a atualização do distanciamento entre os estudantes em sala de aula de 1,5 m para 1 m. Além disso, a obrigatoriedade da vacinação para os profissionais da Educação.

Nos espaços de alimentação escolar, deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 metro obrigatoriamente. Bem como, continuarão sendo adotadas rotinas regulares de orientação de estudantes e profissionais sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19, destacando o uso correto, troca e higienização da máscara.

A escola tem se mostrado um ambiente seguro para estudantes e profissionais da educação. Entretanto, é importante reforçar que é extremamente necessário manter todos os cuidados de saúde. O Município segue todos os protocolos de segurança, como o uso de máscara, higiene das mãos e objetos, além de manter o distanciamento estabelecido. 

Cada Instituição deverá atualizar e cumprir o seu Planconioidea homologado pelo Comitê Municipal de Retorno às aulas. Além disso, a Secretaria de Educação (Semed) garante também que todos os profissionais da Educação têm à disposição Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 

Trânsito e Transportes na segunda-feira 

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) manterá o sistema de transporte coletivo atendendo aos estudantes na formatação existente neste momento. Os estudantes terão o transporte garantido diariamente. Conforme surgirem necessidades não previstas no atual plano de ação, a Diretoria de Transportes atuará junto à empresa Blumob para os ajustes necessários. 

Reforçamos que as medidas sanitárias permanecem como:  a disponibilização de dispensers com álcool em gel 70%, pias para a higienização das mãos, circulação dos ônibus com as janelas abertas, distanciamento físico nos terminais respeitando as delimitações estabelecidas e o uso obrigatório de máscara.

A orientação da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) neste momento de retorno das aulas em período integral é que os pais organizem suas rotinas de horários, considerando o fluxo de trânsito, busquem rotas alternativas se houver possibilidade, respeite a sinalização viária e o limite de velocidade, não estacione em locais proibidos e principalmente, para que saiam com antecedência de suas respectivas residências, evitando assim o colapso no trânsito. 

Lembrando que, após 17 meses de pandemia, aos poucos a rotina da comunidade começa a ser restabelecida, com maior quantidade de pessoas trabalhando presencialmente, impactando diretamente no número de veículos em circulação.

TEXTO – SECOM BLUMENAU


Deixe um comentário