DESTAQUE – Comissão de Educação aprova projeto que confere ao município de Timbó, o título de Capital Nacional do Ciclo turismo

Foi aprovado na Comissão de Educação do Senado Federal, o projeto de autoria do senador Esperidião Amin, que confere ao município de Timbó, o título de Capital Nacional do Ciclo turismo. A proposta em decisão terminativa passará agora pela Câmara dos Deputados. 

Dentro do Vale Europeu, localizado em Santa Catarina, encontra-se o Circuito Vale Europeu de Ciclo turismo. São 7 dias de pedaladas pernoitando cada dia num local diferente. Os 300km do circuito são todos sinalizados com placas e setas amarelas, por isso ele é considerado auto guiado (self guided). O trajeto é circular começando e terminando na cidade de Timbó de fácil acesso, cerca de 30km de Blumenau. Com uma média de 50km por dia o circuito passa por 9 municípios: Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros.

Este roteiro é o principal destino dos ciclo turistas no Brasil e o primeiro no país planejado e organizado especialmente para ser percorrido de bicicleta. Foi desenhado de modo a passar pelos melhores atrativos turísticos da região, como cachoeiras, arquitetura colonial e atrativos naturais, passando por estradas de terra bonitas e tranquilas.

Além da sinalização o ciclista recebe um guia com mapas, planilhas de orientação e todas as informações necessárias para a viagem. O passaporte, também retirado na inscrição, é carimbado nos hotéis e outros estabelecimentos turísticos, comprovando a passagem do ciclista, e ao final dá direito a um certificado de conclusão do circuito.

FONTE – Assessoria de Imprensa Senador Esperidião Amin

Deixe um comentário