Blumenau registra mais três óbitos, somando agora 499 mortes por Coronavírus no município

 No último domingo, dia 9, foi confirmada a morte de uma mulher de 72 anos, com comorbidades, que estava internada em UTI desde o dia 22 de março

Blumenau registra um total de 499 óbitos por Coronavírus
Blumenau registra mais três óbitos, somando agora 499 mortes por Coronavírus no município. No último domingo, dia 9, foi confirmada a morte de uma mulher de 72 anos, com comorbidades, que estava internada em UTI desde o dia 22 de março. A outra vítima foi uma mulher de 70 anos, que estava internada desde o dia 4 de abril e faleceu no dia 21 de abril. A terceira vítima foi um homem de 41 anos, com comorbidades que faleceu no dia 23 de março. Nos dois últimos casos, a Vigilância Epidemiológica de Blumenau só recebeu a notificação do óbito no dia de hoje. Blumenau registra ainda nesta segunda-feira, dia 10, um total de 51.803 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 72 a mais do que registrado no último domingo, dia 9, quando o município contabilizava 51.731 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, cinco foram por meio de teste RT-PCR, três por testes rápidos e 64 antígenos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 179.819 testes para Covid-19. Somente nesta segunda-feira foram processados 691 exames. Entre os casos positivos, 565 pacientes estão em tratamento. Destes, 502 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 81 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 57 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 24 em enfermaria. Destes na UTI, 48 pacientes são de Blumenau (45 confirmados e 3 em análise) e nove pacientes de outras cidades (oito confirmados e um em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 60,6% em relação à capacidade máxima, com 94 leitos ativos, e 86,4% em relação a capacidade atual de ocupação, com 66 leitos ativos. Já em enfermaria são 20 pacientes de Blumenau (18 confirmados e dois em análise) e quatro de outros municípios (todos confirmados), com taxa de ocupação de 13,6%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 364 atendimentos, com 87 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 50.739 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Prefeitura atualiza casos positivos de Covid-19 na educação
Nesta segunda-feira, dia 10, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), atualizou os números de professores, colaboradores e alunos com resultado positivo para Covid-19 nos educandários. Entre o dia 3 e 7 de maio, 20 instituições de ensino foram atendidas. Neste período, 11 professores, nove alunos tiveram diagnóstico positivo para Coronavírus. Os dados incluem profissionais e estudantes da rede pública municipal e estadual, além da rede privada de ensino. Dos 36 mil alunos da rede municipal, apenas seis estudantes tiveram diagnóstico positivo para o vírus – equivalente a 0,02%. Já entre os mais de 3,3 mil professores efetivos e ACTs da rede municipal de ensino, apenas oito tiveram diagnóstico positivo – o que representa 0,24%.De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (Plancon), o diretor de cada educandário é responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19 – havendo quebra de barreira.

O que é quebra de barreira?

A quebra de barreira, segundo o Ministério da Saúde (MS), define que pessoas sem sintomas que tiveram contato próximo, ou seja, contato físico direto (ex.: apertando as mãos) ou estiveram a menos de 1,5m de distância por um período mínimo de 15 minutos sem utilização de máscara com o alguém que teve resultado positivo para Covid-19. Estas pessoas devem ser afastadas de suas atividades coletivas e podem testadas entre o 5º e 10º dia após o contato. Blumenau já aplicou 96.432 vacinas entre 1ª e 2ª doses ,Nesta segunda-feira, dia 10, foram aplicadas 690 vacinas da primeira dose (62.258 imunizados até o momento) e não tivemos aplicação da segunda dose. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização. Blumenau já aplicou 96.432 vacinas entre 1ª e 2ª doses,

Central de Monitoramento
Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, pelo telefone 156 (opção 2). As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.

Atendimento Rápido Covid-19
A Central de Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus, localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica atende de segunda a sexta-feira, das 7h até as 22h e aos sábados e domingos, das 7h às 19h. O local é referência na região central da cidade para demandas relacionadas à Covid-19.Durante a semana, o atendimento rápido Covid-19 segue sendo oferecido nos Ambulatórios Gerais da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Atendimento Clínico
De segunda a sexta-feira, o atendimento de casos clínicos não relacionados Covid-19 é oferecido nos AGs Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), das 7h às 24h. Nos AGs do Centro, Escola Agrícola e Badenfurt o atendimento a estas demandas não relacionadas ao Coronavírus acontece nos dias de semana, das 7h às 21h.No fim de semana, o atendimento de casos clínicos, não relacionados ao Coronavírus seguem sendo oferecidos no AG Velha e AG Garcia aos sábados, das 7h ao 12h. Demandas que não sejam de urgência/emergência podem ser direcionados às duas unidades. A atuação dos AGs em horário diferenciado tem por objetivo garantir que o diagnóstico seja feito sem que haja a necessidade de buscar os pronto-socorros, especialmente nos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, onde o atendimento é priorizado para situações mais graves. Somente nesta segunda-feira, dia 10, as unidades fizeram 667 atendimentos e 372 coletas para exames.

SECOM DE BLUMENAU


Deixe um comentário