Aveia: Aliada no controle da glicemia, colesterol LDL, triglicerídeos e obesidade

Aveia é um cereal integral com composição nutricional diversificada e que confere qualidade Nutricional na nossa Alimentação por sua funcionalidade em melhora em patologias metabólicas.

Na sua composição temos compostos fenólicos (flavonóides), aminoácidos, ácidos graxos de cadeia curta, antioxidantes, fibras (100g de aveia tem 9g), polissacarídeos – especialmente as Beta glucanas (atua na redução da hipercolesterolemia e controle da absorção da glicose sanguínea) ideal para indivíduos diabéticos e com dislipidemias.

Segundo (REBELLO, 2015) A Beta glucana consumida por indivíduos sobrepeso e obesos mostrou melhora da tolerância a glicose, reduziu glicemia pós prandial, alterou marcadores fecais – reduziu PH das fezes, aumentou sensação de saciedade e diminuiu flatulência, além de aumentar concentração plasmática do peptídeo YY (PYY) e diminuiu concentração plasmática do hormônio grelina, o que surte efeito positivo para manter saciedade, diminuir fome, levando a menor ingesta por mais tempo.

Como apresenta fibras solúveis e insolúveis, proporciona melhora da função intestinal, contribuindo para o aumento e trânsito do bolo fecal.

Contem Vitamina E (antioxidante, hepatoprotetor), silício (saúde dos cabelos/unhas/pele), dentre os aminoácidos destaca-se triptofano (importante para produção de Serotonina) e vitaminas do complexo B.

Como consumir:

Panqueca
Shake com leite e frutas
Pães/bolos/biscoitos/Cookies
Farofa com ovos (substituindo farinha de mandioca)
Mingau
Frutas: adicionar e amassar com banana ou mamão ou abacate
Shake com Whey protein
Barra de cereal (caseira)
Granola (caseira) com iogurte

Christiane Leite CRN10 5652
Nutricionista Clínica Esportiva
(47)9 9764-0478


Deixe um comentário