Centro Pós-Covid completa cinco meses comemorando resultados

O Centro Regional Inter profissional Especializado Pós-Covid (Crie), serviço oferecido pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) que atende pacientes com sequelas ou complicações do Coronavírus, completou cinco meses de atuação na quarta-feira, 26, alcançando metas.

Em cinco meses foram realizados 2.765 procedimentos, cota de atendimentos prevista em contrato com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI).

O vice-reitor da Furb, professor João Luiz Gurgel, destaca o avanço neste período de atendimentos. “Nesses cinco meses nós tivemos um avanço muito grande no projeto do ponto de vista do seu funcionamento, da integração dos cursos, do atendimento e satisfação das pessoas que foram atendidas e isso foi muito bom”.

Para a enfermeira da Policlínica Universitária, que atua diretamente com o CRIE, Tatiana Caetano, a avaliação é positiva, e que o centro está ajudando no crescimento pessoal dos alunos. “Eu acho que a gente cresceu muito, inclusive como comunidade universitária. A gente teve uma adesão muito grande dos cursos da saúde e têm acontecido trocas muito interessantes”.

Ela ainda destaca que os primeiros momento foram muito desafiadores, já que a Covid-19 é uma doença muito recente. “Foi muito aprendizado nesses cinco meses para que nós podermos entender o que é essa condição, como ela afeta as pessoas que convivem com ela, a comunidade, o que os profissionais precisam estar atentos para despertar esse raciocínio clínico para essa nova condição”.

Desafios

O vice-reitor da Furb pontuou o desafio de divulgar mais o serviço para a comunidade.“Muitas pessoas que têm essa condição do pós-Covid, esses sintomas longos, não sabem da existência do Crie. Essa é a uma meta que nós temos, de divulgação do nosso serviço para que a gente possa continuar atendendo”, afirmou.

A enfermeira afirma que o grande desafio do Crie é a chegada de novos pacientes, e da divulgação de informações sobre o serviço. “Estamos pensando várias estratégias de captar esses pacientes, de aproximação com as Unidades de Saúde, de divulgar o que é essa síndrome pós-Covid, que os sintomas que eles estão sentindo não são normais, não são da idade, que estão relacionados ao fato de em algum momento terem tido Covid-19”.

O Crie

O Crie foi inaugurado em 26 de agosto de 2021 em um ato simbólico que reuniu autoridades na Policlínica da Furb e é fruto de um convênio entre a Universidade, o município de Blumenau e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI).

Os serviços do ambulatório funcionam através do Sistema Único de Saúde (Sus) e os atendimentos são feitos por uma equipe interdisciplinar, com acompanhamento de diferentes profissionais da saúde, incluindo médicos de diferentes especialidades, psicólogos e nutricionistas que farão um diagnóstico completo.

Esse atendimento interdisciplinar é possível porque é feito em parceria com os estudantes da FURB de diversas áreas da saúde, como medicina, fisioterapia, nutrição e psicologia.

Como ter acesso ao Crie

A Síndrome pós-Covid se caracteriza por sintomas após três meses de o paciente ter tido Covid-19, ter problemas de saúde ou sintomas que duram por mais de dois meses e não possuir outro diagnóstico provável para os sintomas.

Alguns dos sintomas são: cansaço excessivo, tosse, nariz entupido, sensação de falta de ar, dor ou sensação de pressão no peito, palpitações, perda do paladar ou olfato, dor de cabeça e muscular, diarreia e dor abdominal, confusão ou dificuldade de pensamento.

Para acessar o serviço é necessário procurar uma unidade de saúde ou hospital para garantir a regulação do Sus, assim como é preciso ter sintomas e necessidades. Com isso, o médico encaminhará para a Universidade.

O MUNICÍPIO BLUMENAU


Deixe um comentário